Sonhos a cores, sofridos, doloridos.

leoa_correndo

Hoje fui atacado por uma leoa, ficou um lanho sangrento na parte posterior da cabeça, um ombro direito dorido e inchado e escoriações pela perna e pé direito. Felizmente tudo acabou bem e escrevo-vos de “ombro ao peito”.

Sempre considerei os sonhos, no sentido literal, parte integrante da vida. O meu espírito alegra-se, sofre e goza, da mesma forma, tanto acordado como a dormir. Talvez por isso, sempre nutri curiosidade por leituras que tentam explicar a razão dos sonhos e a sua interpretação. Como devem calcular li baboseiras imensas e teses muito interessantes.

De uma forma geral consigo associar factos recentes, por vezes com estranhos enquadramentos, aos sonhos que se deixam lembrar. Já ri, chorei, amei e vivi momentos tormentosos a sonhar. Tive aptidão para voar em muitos dos meus sonhos.

Os pesadelos, dos poucos que tive, abandonaram-me há décadas. Hoje, sem acordar, racionalizo o sonho e penso, se isto é um sonho e pouco interessante, toca a mudar de assunto.

Mas os sonhos já me provocaram reacções fisiológicas reais… sonhos húmidos, ehh fecha a boca, acordei a chorar… chorei mais a dormir que acordado. Acho que acordado o meu Eu consciente lida mal com as tempestades emocionais e inibe a melhor forma de as ultrapassar: – o choro.

Na casa dos 20/30 tive sonhos obsessivos recorrentes, que também já me abandonaram (e eu abandonei ou reduzi as práticas reais que a eles conduziam: – Sobre cálculo mental, que se perpetuava até à exaustão dos neurónios, sobre programação informática, com o mesmo efeito e sobre jogadas de xadrez (que abandonei definitivamente)). Com um sentido que não o original, o sonho comandou a vida.

Mas hoje foi um sonho diferente, o primeiro do género na minha vida e com consequências reais. Primeiro foi um sonho a cores (sem qualquer dúvida), depois num contexto dúbio. A personagem principal foi uma leoa (justificado, vi nos últimos dias vários vídeos de fauna), a personagem em perigo a minha avó materna (injustificado, não penso nela conscientemente há algum tempo, nunca foi a África, local onde o sonho estava ocorrendo – estava com acocorada usando uma bata azul de bolas brancas de trazer por casa, que muitas vezes a vi usar).

Contexto (o sonho ocorreu às 07:00, quatro horas após me deitar), estávamos numa urbanização em África, com todas as infraestruturas construídas (raro em África) e nenhuma construção realizada. Os passeios eram de calçada portuguesa e tinham pequenas árvores nas caldeiras para esse efeito. Todo o cenário era um mar de capim seco (vivi recentemente esse ambiente), a minha avó, como já disse, estava acocorada no passeio, entre mim e uma leoa que apareceu do nada. A leoa avança e eu faço ruídos no sentido de a assustar. Ele inflecte o caminho, parecendo querer afastar-se mas, de repente, toma a minha direcção e forma um monumental salto. Reagi saltando também no sentido dela, em voo mais baixo e tentando cair em cambalhota.

Moral da história, saltei da cama e embati no móvel da roupa relativamente afastado, com a cabeça para os pés da dita cama. Uns ais e mais ais, para atenuar a dor e acabar de acordar. Cabeça partida, ombro deslocado e múltiplas escoriações na perna direita, amanhã veremos os efeitos totais.

Já me tinha acontecido resolver alguns dos meus problemas a dormir, encontrando soluções que o estado de vigília não me aportava. Tenho agora uma estreia, arranjei problemas a dormir. São insondáveis os rumos da vida. Deixo o testemunho.

Ficou-me uma certeza, não há medo que me tolha.

J.J. Filipe da Silva, Lisboa 07 de Agosto de 2016

Esta entrada foi publicada em Histórias de Vida. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

